Ítalo Talvani

Relato da atividade realizada no ACE da UnB

Atividade Individual

No dia 24 de março de 2017, ocorreu uma atividade no ACE, com toda a turma de Diplomática, na atividade o grupo foi dividido com quatro funções distintas: o observador, o investigador, o jornalista e o relator.
Sendo atribuído a mim a função de Jornalista,juntamente com outros colegas que estavam realizando a função de jornalista, entrevistamos diversas pessoas na ACE e na parada do ICC sul onde havia um número melhor de pessoas, foram realizadas cerca de 12 entrevistas no total, tendo como resultado dados não muito bons, pois a maioria das pessoas desconheciam a palavra "Arquivologia" e seu significado, não conhecendo também a ACE e sua função. Após o termino das entrevistas nos juntamos todos e passamos os dados coletados para o relator do grupo que desenvolveu um relatório sobre os dados que foram informados a ele.


Atividade Bizzagi

Aqui é onde o seu texto começa. Basta clicar e começar a escrever. Aut odit aut fugit sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet consectetur adipisci.

Importância da Diplomática para a Arquivologia

Atividade Individual

A diplomática é de suma importância para a arquivologia, pois a mesma analisa os documentos, verificando sua autenticidade, além de estudar as estruturas documentais, possibilitando entender seu contexto, origem e função.

Tendo como exemplo um memorando simples que contém:

- Identificação do documento;

- Local de origem;

- Destinatário;

- Número ou descrição própria para identificação e controle do documento.

- Conteúdo com a informação desejada.

- Assinatura do responsável/expedidor, para garantir a veracidade.

Analise das Oficinas

Atividade Individual

1- Grupo Diplogia

O grupo tratou sobre o processo de compras de matérias, mostrando o tramite do mesmo e a facilidade em que podem ocorrer fraudes durante este processo, desenvolvendo assim os métodos que podem comprovar a autenticidade desse processo em seu tramite e de seus documentos.

2- Grupo Arquivo X

O grupo desenvolveu o tramite sobre uma contratação de estagio, mostrando os passos necessários para realização dos mesmos, ressaltando também na importância da guarda dos documentos, no caso o contrato de estagio que serviria como uma apólice de seguro em caso de alguma eventualidade acontecer, alem de ser a garantia sobre os serviços prestados.

3- Arquivo Anônimo

O grupo abordou o tema do jubilamento, mostrando os procedimento que deveriam ser realizados para que o estudante conseguisse ser reintegrado, abordando o tramite e a autenticidade dos documentos durante esse processo.

4- Grupo Apha

O grupo falou sobre os projetos de pesquisa do Pibic, a meu ver de maneira muito interessante onde um integrante do grupo estava fantasiado mural, o grupo relacionou o tema abordado com a arquivologia, desenvolveram o tramite do mesmo mostraram o mapeamento do tramite no bizagi e explicaram a geração dos fundos.


Mapeamento das atividades Individuais:

Ítalo Talvaniz

Não é possível Linkar as atividades nesta parte do blog. E as mesmas foram organizadas de maneira Cronológica de acordo com o a ordem em que foram realizadas.

1- Relato da atividade realizada na ACE

2- Atividade do Bizagi

3- Atividade sobre a Importância da Diplomática para a Arquivologia

4- Analise das Oficinas

5- Mapeamento das Atividades Individuais