Oficina dos Bárbaros

        FAAAALA, G-A-L-E-R-A. Tudo bom? Então, no dia 09/06/2017 ocorreu na UnB, as Oficinas da disciplina Diplomática. A qual nosso grupo (Os Bárbaros) fazemos parte. Espero que vocês tenham checado nosso convite e tenham comparecido para nos prestigiar!! Quanto aqueles que não puderam ir mas têm interesse em saber como funcionou nossa apresentação, mostraremos aqui o passo a passo do ocorrido

1 - Parte 

         Nosso grupo ficou responsável pela documentação do (PROMEMEU) Projeto Memória do Movimento Estudantil. Felipe Mendonça recebia o convidado e o instruía, o contextualizava ao projeto. Falando sobre sua origem na década de 80 a partir de uma iniciativa de um grupo de estudantes e professores de centros acadêmicos da UnB que, que além de atuar na luta pela redemocratização, desenvolveu um inédito trabalho de organização e manutenção de documentos do período militar. Dizendo ainda sobre como essa documentação se trata de uma COLEÇÃO, que é a reunião artificial de documentos, de vários fundos diferentes que apresentam alguma característica em comum, diferente de um documento de arquivo. Lembrando também que a validação da documentação se dá pela custódia e reconhecimento da Universidade de Brasília como parte de sua história. A documentação está armazenada no ACE (Arquivo Central) e disponível online pelo Atom. 

2- Parte

          Nessa outra etapa, Igor Silva recebia o expectador, ele fazia uma breve explicação sobre a arquivologia e quanto à importância da diplomática para a mesma.Que esta serve para caracterizarmos um documento em relação as seus elementos intrísecos e extrínsecos como sua tipologia ,definições que garantem sua veracidade . 
         E após essa breve introdução, havia uma dinâmica: era pedido que a pessoa escolhesse aleatoriamente um documento dentre os que se encontravam na nossa caixa arquivo (todos, obviamente , do projeto) e relacionasse-o com algumas análises diplomáticas que estavam prontas em cima da mesa.


3 - Parte 

Na terceira parte da apresentação, o convidado se deparava com o seguinte mural: 

         As folhas em branco ao lado das fotos era pra que os participantes se sentissem a vontade para escreverem o que aquelas fotos o remetiam, o que lembravam e com o que associavam às mesmas. Bárbara Costa explicava que essas fotos também fazem parte da COLEÇÃO do PROMEMEU, que estão no Arquivo Central da UnB. E que o contexto das fotos (como colocado nos espaços em branco pelos participantes) nada têm a ver com o fato delas estarem salvaguardadas num arquivo.  

4 - Parte
          Parte final da nossa oficina, quem ficou responsável pela mesma foi Ítalo Talvani, que apresentou algumas características que garantem a autenticidade dos documentos.
Seguinte: vamos imaginar que você estava presente na apresentação da nossa oficina, e eu pedisse para você assinar nossa lista de participantes, e após a lista está assinada surgisse a seguinte pergunta: Qual a importância de você assinar a lista ? Supondo que você não soubesse, respondería que: a sua assinatura na nossa lista de presença de participantes é muito importante para registro das pessoas que participaram da nossa oficina, também para garantir que ela existiu e foi realizada com determinadas pessoas, se tornando assim um documento muito importante para o fundo do nosso grupo "Os Bárbaros ". Após essa explicação era solicitado que você assinasse noss alista de presença: 

            Pela participação em nossa oficina, os que participantes ganharam um certificado, assinado pelo ítalo, um membro do grupo do grupo, para que se garantisse a autenticidade do seu certificado de participação na nossa oficina e pra fechar com chave de ouro e dar mais um elemento que garantirá a autenticidade do certificado, ele foi carimbado com o carimbo EXCLUSIVO do nosso grupo!! ;) 

E essssssaaa foi a a apresentação do nosso belo grupo!! Esperamos que vocês tenham gostado!! 

Os Bárbaros
Os Bárbaros