Oficina dos Bárbaros

        FAAAALA, G-A-L-E-R-A. Tudo bom? Então, no dia 09/06/2017 ocorreu na UnB, as Oficinas da disciplina Diplomática. A qual nosso grupo (Os Bárbaros) fazemos parte. Espero que vocês tenham checado nosso convite e tenham comparecido para nos prestigiar!! Quanto aqueles que não puderam ir mas têm interesse em saber como funcionou nossa apresentação, mostraremos aqui o passo a passo do ocorrido

1 - Parte 

         Nosso grupo ficou responsável pela documentação do (PROMEMEU) Projeto Memória do Movimento Estudantil. Felipe Mendonça recebia o convidado e o instruía, o contextualizava ao projeto. Falando sobre sua origem na década de 80 a partir de uma iniciativa de um grupo de estudantes e professores de centros acadêmicos da UnB que, que além de atuar na luta pela redemocratização, desenvolveu um inédito trabalho de organização e manutenção de documentos do período militar. Dizendo ainda sobre como essa documentação se trata de uma COLEÇÃO, que é a reunião artificial de documentos, de vários fundos diferentes que apresentam alguma característica em comum, diferente de um documento de arquivo. Lembrando também que a validação da documentação se dá pela custódia e reconhecimento da Universidade de Brasília como parte de sua história. A documentação está armazenada no ACE (Arquivo Central) e disponível online pelo Atom. 

2- Parte

          Nessa outra etapa, Igor Silva recebia o expectador, ele fazia uma breve explicação sobre a arquivologia e quanto à importância da diplomática para a mesma.Que esta serve para caracterizarmos um documento em relação as seus elementos intrísecos e extrínsecos como sua tipologia ,definições que garantem sua veracidade . 
         E após essa breve introdução, havia uma dinâmica: era pedido que a pessoa escolhesse aleatoriamente um documento dentre os que se encontravam na nossa caixa arquivo (todos, obviamente , do projeto) e relacionasse-o com algumas análises diplomáticas que estavam prontas em cima da mesa.


3 - Parte 

Na terceira parte da apresentação, o convidado se deparava com o seguinte mural: 

         As folhas em branco ao lado das fotos era pra que os participantes se sentissem a vontade para escreverem o que aquelas fotos o remetiam, o que lembravam e com o que associavam às mesmas. Bárbara Costa explicava que essas fotos também fazem parte da COLEÇÃO do PROMEMEU, que estão no Arquivo Central da UnB. E que o contexto das fotos (como colocado nos espaços em branco pelos participantes) nada têm a ver com o fato delas estarem salvaguardadas num arquivo.  

4 - Parte
          Parte final da nossa oficina, quem ficou responsável pela mesma foi Ítalo Talvani, que apresentou algumas características que garantem a autenticidade dos documentos.
Seguinte: vamos imaginar que você estava presente na apresentação da nossa oficina, e eu pedisse para você assinar nossa lista de participantes, e após a lista está assinada surgisse a seguinte pergunta: Qual a importância de você assinar a lista ? Supondo que você não soubesse, respondería que: a sua assinatura na nossa lista de presença de participantes é muito importante para registro das pessoas que participaram da nossa oficina, também para garantir que ela existiu e foi realizada com determinadas pessoas, se tornando assim um documento muito importante para o fundo do nosso grupo "Os Bárbaros ". Após essa explicação era solicitado que você assinasse noss alista de presença: 

            Pela participação em nossa oficina, os que participantes ganharam um certificado, assinado pelo ítalo, um membro do grupo do grupo, para que se garantisse a autenticidade do seu certificado de participação na nossa oficina e pra fechar com chave de ouro e dar mais um elemento que garantirá a autenticidade do certificado, ele foi carimbado com o carimbo EXCLUSIVO do nosso grupo!! ;) 

E essssssaaa foi a a apresentação do nosso belo grupo!! Esperamos que vocês tenham gostado!! 

Os Bárbaros
Os Bárbaros
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora