Igor Silva

ATIVIDADE INDIVIDUAL

No dia 09/06/2017 aconteceu, no Instituto Central de Ciências (ala norte)  a apresentação das oficinas referentes a disciplina de Diplomática. Aqui fica minha análise sobre algumas apresentações:

Arquivo Anônimo

O processo de reintegração foi o tema do grupo. Esse mesmo é o  responsável pela volta de um aluno jubilado a Universidade, focaram sua apresentação na legislação apresentando a importancia da Diplomática e Arquivologia. Foi proposto uma lista de participação com "post it" assinado pelo público e colado em cartaz.

Arquivo X

O grupo propôs um tema de Estágios, mostraram o trâmite dos processos de Estágio, falaram da importância da autenticidade e a apresentação foi muito interativa, fazendo com que os participantes ficassem bem ligados.

De volta para o passado

 Os processos de contrato de locação de imóveis foi o tema do grupo, chamava a atenção pois tinham muitas imagens e o banner. Foi  apresentado o tramite por que passa os processos de contrato e também conceitos arquivisticos do processo.

Alpha:

A oficina do grupo Alpha consistiu em apresentar o processo de obtenção e realização de um Projeto de iniciação cientifica (PIBIC). Em forma de Bizzagi, apresentou-se o tramite dos processos, e focou em mostrar a importancia da arquivologia para o processo.

Grupo Desarquivando:

Apresentou todos os convênios com instiuições internacionais em que a UNB participa, mostrando para os participantes onde eles podem ir estudar no exterior. Apresentou os conceitos da Arquivologia no tramite do processo em que a pessoa passa para ir estudar no exterior.


Igor Silva

ATIVIDADE INDIVIDUAL

 Quando tratamos da Ciência arquivística e a sua relação com os documentos é imprescindível falarmos de autenticidade. A diplomática tem como principio a identificação da autenticidade documental, assim é de suma importância para Arquivologia. A declaração de Aluno-Regular é um exemplo de documento em que é necessário a autenticidade, pois o objetivo dele é certificar, em caráter oficial, a pedido do interessado e para os fins de comprovação que se fizerem necessários, fatos, situações ou dados específicos de natureza acadêmica.

Igor Silva

ATIVIDADE INDIVIDUAL

No dia 24/03/17 houve uma visita ao Arquivo Centra da UNB, onde ocorreu uma atividade em grupo. A atividade consistia em dividir o grupo em 4 frentes distintas: Relator, Observador, Investigador e Jornalista. A função atribuída a mim foi a de "Observador", o objetivo dessa função era de ir ao Arquivo onde se localizava os documentos, e sem nenhum tipo de meio de anotar as informações, memorizar o máximo possível dos tipos e espécies documentais existentes ali. Passada essa fase, eu entregaria aos outros integrantes do meu grupo, as informações que eu visualizei, para que prosseguíssemos com a atividade.