FELIPE MENDONÇA
Essa é minha página pessoal  no blog 
OS BÁRBAROS 

É aqui que eu vou postar minhas atividades individuais da matéria de DIPLOMATICA 2017 ! 
E vou representar dessa forma beeeeeem usual .
                     
                       1.Importancia da Diplomatica para a arquivologia
                                      1.1  Arquivologia 
                                      1.2 Diplomatica 
                                      1.3 Exemplo do Uso 
                       2.Mapeamento do processo Bizagi 
                                       2.1-Documento Bizagi
                       3. Atividade no ACE  
                                       3.1Relatório
                       4.Análise das Oficinas 
                                       4.1-  Alpha
                                       4.2  4 fantástico
                                       4.3  Arquivo anônimo
                                       4.4  Desarquivando
                                       4.5  Comite
                                       4.6  Arquivo X
                                       4.7   Os forasteiros
                                       4.8  De volta ao passado 
                                       4.9  Dipologia

1-A importancia da Diplomática para a Arquivologia

1.1 ARQUIVOLOGIA :Essa é a ciência que estuda as funções do arquivo.Aqui entendemos Arquivo como qualquer fundo que registre as atividades meio ou fins de uma pessoa física ou jurídica , em arquivos pessoais e não , as fases da vida documental ativa até chegar ao arquivo (corrente,intermediário e permanente) como também estudamos formas de GESTÃO DOCUMENTAL para manusear essa documentação e seus devidos processos no arquivo.

1.2 DIPLOMATICA : Ciencia que estuda os elementos dos documentos ,e que os caracterizaram durante a história para seus usos oficais , garantindo sua veracidade e exercício de suas funções como também seu formato e suporte .Uma ferramenta da Diplomática é a Análise Diplomática e tipológica dos documentos , assim podemos caracterizalos em elementos intrínsecos e extrínsecos 

1.3 EXEMPLO : Tendo em vista que a ARQUIVOLOGIA estuda as funções do ARQUIVO..A diplomatica vem com a proposta de análise dos documentos ,uma de suas funções influencia na criação de uma representação de arranjo apartir da série documental (estudo da diplomática  ) como ultima camada subordinada  suas atividades e funções na camada de cima.Essa é uma de várias funções importantes a qual a diplomática é usada para a arquivologia.


2 FLUXO BIZAGI

2.1 Mapeamento do processo bizagi 
Foi proposto pelo professor André para representarmos em fluxo BIZAGI a  nossa atividade em sala de aula da matéria de DIPLOMATICA com todas as estapas das decisões até a postagem em nosso blog ...

 então tá aÊ ! Clica em baixar pra conferir 

3- ATIVIDADE NO ACE 

No dia 24 de março de 2017, ocorreu uma atividade no ACE, que envolveu toda a turma de Diplomática, essa atividade consistiu em dividir dentre os grupos em quatro personagens, sendo eles em: o observador, o investigador, o jornalista e o relator.
                E eu que odeio apresentar fiquei de relator.


                                    3.1  NOSSO RELATÓRIO 

                    -O jornalista Italo me veio com pouca informação das pessoas de fora da unb , mas ali era                      o ACE e lidava com documentação da unb..até aí blz .
                   -O observador Igor viu o arquivo do ACE então me falou algumas série que havia visto nas prateleiras como "Processo de de contratação de imóveis " ! Processos de solicitação de  bônus noturno"  entre outros siglas que havia visto...Anotei tudo.
                   -A Investigadora bárbara pressionou a galera e teve ideia que ali se guardava documentação da atividade meio dos servidores da unb, como processos de agendamento de férias,remunerações entre outros , como também os mais variados processos envolvendo os alunos. 
                    Por fim, Eu como relator 
                   Expliquei o que haviamos reunido e tudo ocorreu muito bem =P .

4-Análise das Oficinas de Diplomatica

4.1 Grupo Alpha 
Grupo Alpha-O grupo alpha falou sobre o o projeto PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) aqui da UnB, foi uma ótima apresentação sobre o inicio da atividade de inscrição até o fim do tramit documental gerado em cada ação.Foi interessante e bem instrutivo pros alunos que desconheciam as fases de inscrição (assim como eu ) e agora entendem também a produção dos documentos gerados em cada tomada de decisão e os custodiadores dos respectivos regristros. 

4.2 Quarteto fantástico
O quarteto fantástico foi o grupo que pensou além da arquivologia e e do próprio curso kkk 
Analisaram a documentação produzida pelo processo de mudança de curso ! Exatamente outra equipe que analisou o tramit da documentação e reproduziu no BIZAGI com e comentou sobre a decisão do processo que irá influenciar em sua ordenação final como mostrou   todos os documentos produzidos no decorrer dessa atividade.

4.3 Arquivo Anônimo 

Esse grupo fez uma apresentação das etapas do processo de reintegração.Primeiro introduziram os motivos que levam um aluno ao jubilamento e a famosa "condição ". o aluno apresentava o recurso de reintegração criando um registro que era posteriormente encaminhado e avaliado por uma banca como também representaram todas as tomadas de decisões e mostraram cada documento gerado pelo tramit ativo dessa documentação .

4.4 Desarquivando

Esse grupo mostrou o tramit do processo de solicitação de intercâmbio nas faculdades conveniadas com a UNB .Mostraram os lugares conveniados com a unb e do inicio ao fim do processo como também os requisitos para fazer intercambio em faculdades do exterior como também a característica dos documentos em cada etapa,deram até um brinde ! 

4.5 Comitê estudantil de arquivologia 

Esse grupo falou sobre o processo de  reenquadramento funcional .Onde o empregado já opera outras função na administração públicas do que as já previstas em contrato , como também o processo de extinção de cargos e relocação de destes servidores .Apartir daí então ele requer uma gratificação ou o reenquadramento funcional para ganhar o equivalente a esta atividade. O grupo representou todos os documentos gerados nessa atividade por um fluxo bizagi além e fazerem uma dinâmica com um jogo sobre arquivologia e diplomatica no Ipad ( ?) não lembro , sei que joguei no hard e ganhei u.u  . 

4.6 Arquivo X 

O grupo arquivo X usou o termo de compromisso de estágio ( contrato ) utilizado pelo CIEE e como todos até aqui já sabemos, são 4 vias do contrato em 4 fundos diferentes , fizeram uma dinamica onde cada um era representava um cargo da instituição e seu processo de aprovação ou seja , o tramit até as destinações finais e as características documentais de cada documento gerado... achei muito interessante pois mostra esse processo de forma claro e  como se fácil esse processo mas que claramente não é porque na minha vez eu passeei muito stress.

4.7 Os forasteiros  

O grupo os Forasteiros usou um painel para as etapas de processo de transferência de obrigatória em faculdades de todo o Brasil.Mostraram as condições como a tomada de decisões para uma transferência obrigatória representando o tramit da documentação até a destinação final como num fluxo bizagi.

4.8 De volta ao passado 

O grupo de volta ao passado fez a representação Dde forma Bizagi do processo de locação de imóveis funcionais da unb.Explicaram que esses documentos são administrados pelo sistema SEI do TRE aplicado em alguns órgão públicos e que ele permite a assinatura digital e também garantes todas as características para que o do documento permaneça autentico mesmo sendo admnistrado em um suporte digital. 

                                                                           4.9 Dipologia 
                                 Esse Grupo apresentou o Processo de Compras de material Permanente na UNB
                            informaram sobre o tipo de solicitação e do processo de compras , mostraram o tramit                             da documentação em processo bizagi ea importancia da veracidade das informações                             mesmo que a autenticidade esteja válida.